17/07/2009

A grande coligação de esquerda: Manuel Alegre/PS


Saiu hoje no Sol esta declaração espantosa de Manuel Alegre “Se foi possível em Lisboa será possível em todo o país” e depois acrescenta o “entendimento à esquerda na Câmara de Lisboa devia ser um exemplo para todo o país, evitando o risco de um triunfo da direita”.
Já num post, que tinha escrito em Março, relatava que António Costa falava de uma coligação entre o PS oficial e Manuel Alegre. Pacheco Pereira respondeu-lhe no Público com um artigo denominado Uma coligação do PS-1 (Sócrates) com um PS-2 (Alegre). Simplesmente o tempo passava e não se via nada. Manuel Alegre recusa ir nas listas do PS e escreve um artigo para o Expresso, É urgente acordar . De facto, era um bom começo para um distanciamento em relação ao PS oficial. Tirava o tapete a alguns dos seus arautos que achavam que perante a ameaça da direita tudo se devia fazer, inclusive votar útil no PS, para que aquela não tivesse uma maioria, um presidente e até as principais Câmaras do País (Lisboa e Porto).
Eis que no lançamento da OPS! Manuel Alegre afirma que estaria disposto até a colar cartazes para que o PS derrotasse a direita. Hoje, no Sol, leio isto. Como a única coligação que vejo em Lisboa, e que foi apadrinhada por Manuel Alegre, é entre Costa e Helena Roseta, seu braço armado para a cidade e antiga militante socialista, concluo que a coligação que o Manuel Alegre deseja para o país é entre ele e o Sócrates, garantindo provavelmente alguns lugares nas listas para os seus amigos, já que ele se reserva para voos mais altos, como sejam as presidenciais.
Hoje começa a ficar claro que a ambição de Alegre é ser Presidente da República, o que não lhe fica mal, e que a estratégia unitária desenvolvida no teatro da Trindade e na Aula Magna não servia para outra coisa do que lhe dar importância política, valorizar as suas hostes e poder negociar com o PS oficial em posição de força. Andou muita gente enganada a acalentar esperanças que de facto não se concretizaram. A vida é assim, mas cá estaremos para depois de 11 de Outubro vermos como tudo isto vai evoluir.

2 comentários:

operário na hora do lanche disse...

-Pois é caro doutor, muita gente quis ser enganada e fingiu andar enganada... até ao dia em que não foi mais possível esconder o auto-engano ---O poeta Manuel alegre é raposa velha sabe o que a casa gasta sabe também que pode jogar o jogo de faz de conta que o pessoal de preconceito aceita e gosta de se deixar enganar pois é sonso e gosta de se fazer passar por ingénou ... nos tais encontros " teatro da Trindade e na Aula Magna não servia para outra coisa do que lhe dar importância política, valorizar as suas hostes " eheheh- É verdade, sr. doutor. Serviu para muita coisa e muita gente... além do Manuel Alegre.
é dos tais encontros onde todos sabem que estão a ser usados... mas ninguém se importa muito com a coisa, se dela tirar algum proveito.
O Manuel Alegre é raposa velha...
Serviu e serviu-se ...ele não se importa muito com isso sabe do que aquela casa gastava não haveria perigo...de a coisa cair nas mãos do PC.

F. Penim Redondo disse...

Apesar de todos estes remoques ao Alegre já te estou a ver entusiamadíssimo na campanha dele para a Presidência.

Estar sempre com a mão na massa também cansa.