21/09/2008

Andam a acontecer coisas estranhas na bloggosfera


Depois de denúncia de massacres de índios bolivianos pela direita putschista, resolvi fazer um post sobre acontecimentos recentes na bloggosfera.
O Fernando Penim Redondo, do DOTeCOMe…o Blog, tinha chamado a atenção para alguns Enigmas da bloggosfera , contrapondo a uma pequena imagem de um homem a beber, e com legenda Este blog não está agregado, uma pintura clássica de alguém com um copo na mão, onde ele escreveu Este blog não está embriagado (que eu aqui incluo com a devida vénia). Aquela pequena imagem tinha começado a aparecer em alguns blogs.
Respondi lesto que provavelmente este pequeno ícone era a resposta de alguns contestatários a um conjunto de “blogs de política e de cultura escritos por bloggers de esquerda” e que tinham sido agregados, com o nome de Santa Aliança , pelo Arrastão, depois da sua última reestruturação. Uma das suas páginas estava permanentemente a ser actualizado com os post mais recentes dos blogs agregados.
A que o Fernando me respondeu com muita graça se “a tal Santa Aliança é composta por alcoólicos? Ou pelo contrário decretou a lei seca?”
Que eu tivesse percebido, ninguém até agora explicou a razão daquela pequena imagem. O primeiro blog onde a encontrei foi no da Joana Lopes e depois na Natureza do Mal . Como a expressão que utilizam é “agregado”, igual à que é utilizada pela Santa Aliança, pareceu-me que a minha dedução era lógica. Só não explicaram o porquê da garrafa, que eu suponho que é de vinho, daí a pergunta pertinente do Fernando.
Expliquem-se, reconheçam que se sentem marginalizados ou então que não alinham em Blocos, mas como há blogs na Santa Aliança que até são de militantes do PCP e têm escrito alguma prosa pouco meiga sobre o Bloco, espanta-me a convivência. Eu cá por mim nada tenho contra. É a unidade de esquerda!
Mas não foi só isto que motivou a minha estranheza. Ontem, depois de ter sido divulgado a noticia de que Human Rights Watch tinha apresentado um Relatório crítico do regímen de Chavez. A sua apresentação tinha sido feita em Caracas, por um chileno e um americano membros daquela organização e que tinham sido expulsos de imediato da Venezuela. Logo uma série de blogs, dois da tal Santa Aliança, o Arrastão e o Womenage à trois condenaram o sucedido, seguidos muito de perto pelo Terceira Noite , do Rui Bebiano, este acrescentando até o relatório apresentado por aquela organização sobre a CIA. Estranho pois que este post pouco tempo depois tenha desaparecido daquele blog.
Assim, rapidamente tirei três conclusões “maldosas” sobre aquele súbito desaparecimento, ou o Rui Bebiano se tinha convertido nessa noite ao chavismo, ou quis dar realce ao seu texto final sobre a Revolução de Outubro, que eu espero, quando tiver oportunidade, vir a comentar, ou então não se quis misturar com as condenações que já tinham aparecido na Santa Aliança.
Quanto ao conteúdo do relatório e à condenação da atitude de Chavez, não me pronuncio. No entanto, estranho que quando um pouco mais abaixo, na Bolívia, se massacram camponeses, todos se sintam na obrigação de condenar o regímen da Venezuela e nem uma palavra sobre tal massacre. Eu bem tenho afirmado que andamos todos ao serviço da agenda mediática dos media dominantes e não das verdadeiras coisas que interessam à Humanidade. Pensem nisto.
Para terminar e se estiverem interessados em ler uma outra opinião sobre o referido Relatório recomendo este artigo do site Rebelion.
PS.:
Provavelmente por distracção minha ou porque o pequeno ícone só agora foi introduzido a verdade é que ele também aparece no já referido blog Terceira Noite. Por isso a minha hipótese sobre o Rui Bebiano não se ter querido misturar com a Santa Aliança é capaz de ser a mais verosímil. Até porque depois do seu post sobre a Revolução de Outubro, publicou outro, com grande ironia e muito bem escrito, coisa que é seu apanágio, sobre um e-mail publicitário que lhe chegou à caixa do correio. Leiam, que vale a pena.

5 comentários:

F. Penim Redondo disse...

Caro Jorge

partilho a tua perplexidade.

Anónimo disse...

Rui Bebiano, como outros excelentes bloggers de esquerda, não foi convidado para participar no Santa Aliança. Por nenhuma razão em especial, a não ser o pouco tempo entre os convites e a estreia. Espero vir a convida-lo num próximo alargamento, porque é uma falha imperdoável.

Quanto ao resto, não percebi nada.

Jorge Nascimento Fernandes disse...

Caro Daniel de Oliveira, tenho muito prazer em responder ao seu comentário.
1º É estranho que uma série de bloggers de esquerda tenham inscrito nos seus blogs a expressão “Este blog não está agregado” e ainda por cima com a imagem de um homem a beber. Por isso eu deduzo que esses bloggers, que nunca justificaram as razões daquela pequena imagem, não se sintam muito confortáveis com a existência de um outro grupo que se agregou sob a designação genérica de Santa Aliança. Poderão dizer que eu nada tenho a ver com isto. Simplesmente na senda de um post do Penim Redondo achei que devia fazer graça sobre este assunto. Parece simples, não. Será que o Daniel ainda não se interrogou sobre a razão daquela imagem em alguns blogs?
2º Partindo desta graça resolvi chamar a atenção para as vossa condenações, do Arrastão e de “Womenage à trois”, da atitude do Governo Chavez sobre os divulgadores do Relatório do Human Rights Watch e sobre o próprio relatório. Lembrando que ainda ninguém tinha dito nada sobre o massacre de camponeses na Bolívia. Penso que isto é claro.
3º No meio desta minha preocupação reparei que o Rui Bebiano tinha publicado um post que ia no mesmo sentido que os vossos, mas que horas depois o tinha retirado. “Maldosamente”, como afirmo, chamei atenção para o facto e depois dei a minha interpretação do acontecido. Acrescentei depois um PS a dizer que o Rui Bebiano também tinha a tal imagem no seu blog e que posteriormente ao post sobre a Revolução de Outubro já tinha escrito outro bastante interessante. Para isto basta consultar o blog em causa. Parece-me também bastante claro.
4º Penso caro Daniel de Oliveira que a sua falta de tempo fê-lo passar pelo meu post como cão por vinha vindimada, porque aquilo que eu escrevo percebe-se bem, pode é não estar no português mais escorreito.
Um abraço

Anónimo disse...

Já o escrevi noutras caixas de comentários e com licença do Jorge Nascimento Fernandes e em certa convergência com o que escreveu, quero desabafar que as incompreensões, profundos significados políticos atribuidos, dorezinhas de cotovelo e outras coisas mais a respeito da «Santa Aliança» SÂO UMA PARVOÍCE TOTAL.

Em primeiro lugar, se é certo que o Daniel Oliveira até convidou ou pediu autorização aos autores dos blogues «agregados», a verdade é que até pensava que ele não precisava de o fazer, porque pensava eu que um dos principios mais sagrados da blogosfera é que cada um «linka» o que quer sem precisar de licenças alheiias ou autorizações.

Em segundo lugar, estou farto de lembrar que o Fernando Penin Redondo já tinha um agregador de blogues embora sem ter nome de baptismo que no caso do «santa aliança» foi pura escolha da equipa do arrastão.

Em terceiro lugar, porque se quis transformar o que é um instrumento técnico (naturalmente usado segundo critérios que cada um é livre de definir) numa agregação com significado para a vida política nacional.

Jorge Nascimento Fernandes disse...

Caro Victor Dias
Tenho sempre muito prazer em que deixe os seus comentários nos meus posts. Como deve ter reparado cito um post seu no meu último post.
Sobre a tal imagem com um homem a beber, como deve ter reparado, já desapareceu dos blogs por mim citados. A determinada altura comecei a perceber não deveria ser como reacção à Santa Aliança que tinha sido publicada. Por esse motivo, pedi desculpa aos principais visados com as minhas interpretações abusivas.
Quanto ao fenómeno em si da Santa Aliança, reconhecendo que tem características técnicas, não deixa de ter um significado político. O Arrastão não foi incluir nenhum blog de direita, como o “31 da Armada”, por exemplo. Por isso é inevitável que se tirem algumas conclusões sobre o assunto.
Quanto à dor de cotovelo daqueles que não estão agregados é próprio de um país de pequenas invejas. Mas para ser franco, ainda não vi nenhuma referência ao assunto em outros blogs. Que eu saiba fui o único que tentei relacionar a pequena imagem com a Santa Aliança e que fiz comentários sobre a sua composição. Se souber de mais referências agradecia que mas citasse, só porque sou curioso.