16/01/2009

A esquerda e o poder: um desfio impossível?


Inseriu a edição portuguesa do Le Monde Diplomatique no último número (Janeiro de 2009) quatro colaborações sobre a Esquerda e o Poder, recorrendo para isso a articulistas nacionais, com obra amplamente publicada na nossa imprensa ou, no caso de António Abreu, com experiência autárquica em Lisboa, ou seja, da prática desse mesmo poder.
Antes de mais convém referir o magnífico trabalho desenvolvido pelo Le Monde Diplomatique, quanto a mim a única revista de esquerda plural, com amplo trabalho de divulgação e de discussão tanto de temas nacionais, onde como é previsível está mais fraca, e de temas internacionais. Mas mais do que isso, é também os artigos que regularmente publica no seu site e envia por e-mail para a sua lista de contactos, os debates que organiza e os patrocínios graciosos, porque dinheiro não há, que dá a outras iniciativas. Espero que desta vez, porque isso já sucedeu, não se deixe morrer uma iniciativa tão importante para a esquerda portuguesa.

Mas regressemos aos quatro artigos referidos. Quanto a mim o mais interessante é o do Daniel de Oliveira e será sobre ele que me irei debruçar.
O tema central do artigo é a relação da esquerda como Poder, e por isso a dada altura pergunta, a participação da esquerda no Poder de Estado pode “ter influência real na vida concreta das pessoas?” A resposta que dá é “depende”. Os dois exemplos que cita pretendem ilustrar isso. O primeiro, o de Lula da Silva, que apesar das desilusões que acarretou, trouxe de facto um “impacto real na vida de milhões de pessoas” é positivo, o segundo, a participação da Refundação Comunista no breve Governo de Prodi, em Itália, “que não teve qualquer tradução prática na vida dos italianos”, e que provocou uma desilusão tão profunda que afastou, espero por pouco tempo, quaisquer comunistas do Parlamento italiano, é negativo.
Tendo em conta esta dicotomia, Daniel de Oliveira afirma: a esquerda aproxima-se da “cumplicidade”, eu diria do oportunismo, quando o poder não pode ser exercido de “forma diferente”, mas quando ela se fecha unicamente num espaço de protesto dispensa-se de procurar alternativas. “Porque as alternativas só nascem da necessidade, da expectativa do exercício do poder”.
E Daniel de Oliveira continua “sem o horizonte próximo da conquista do poder ou da influência directa no poder, as forças de esquerda transformam-se ou em partidos-fortaleza, ou em partidos-megafone ou em caos sem direcção política."
Está-se mesmo a ver a que partidos ou forças políticas Daniel de Oliveira se refere – excepto a última que é ainda um movimento informe que percorre o espaço político da esquerda –, por isso este artigo sendo dirigido à esquerda, da esquerda do PS, dirige-se fundamentalmente ao seu partido, o Bloco de Esquerda. E compreendendo eu que estes são recados dirigidos para o interior do Bloco, não posso, no entanto, deixar passar esta oportunidade de me pronunciar.
Hoje um dos principais desafios que se põe à esquerda, da esquerda do PS, é poder contribuir para ter “um impacto real na vida das pessoas”. Mas para isso é preciso ter um instrumento político para que esse “impacto” se verifique. Ora os partidos existentes, e Daniel Oliveira diz isso, não parecem muito virados nesse sentido.
Como é visível, o PCP, o partido-fortaleza, dada a sua deriva esquerdista e sectária, digo eu, mas que para outros não passa da manutenção da sua identidade, não será neste momento a força agregadora que poderia realmente influenciar o poder e provocar alguma alteração “na vida das pessoas”. O Bloco de Esquerda, o partido-megafone, não estaria neste momento muito bem posicionado para desempenhar esse papel. Daí os lamentos de Daniel de Oliveira, visto que os mais recentes episódios, com o Sá Fernandes, na Câmara de Lisboa, e o artigo muito ambíguo de Luís Fazenda, no Esqerda.net , em nada facilitam esta postura.
Restou-nos a esperança acalentada no Trindade e na Aula Magna. Aí, para além do diálogo à esquerda (Manuel Alegre e esquerda do PS, Bloco de Esquerda e Renovação Comunista), que é indispensável, mas não é suficiente, poderia estar a nascer um novo ente político. Ou seja, um A Esquerda (Die Linke, em alemão) à portuguesa, em que uns ex-quaisquer coisa se juntavam à esquerda do PS para fazer um novo partido. Parece que essa expectativa está hoje furada. Bem pergunta Joana Lopes no seu blog, Entre as brumas da memória, em Alô, PS!, onde está essa esquerda do PS? E afirma: “todos se renderão à elegância do chefe e lhe estenderão a passadeira vermelha, sem pestanejar. Com fortes vivas ao socialismo – evidentemente.”
Ou seja, bem pode Daniel de Oliveira escrever coisas certas e interessantes, simplesmente sentimos que os instrumentos políticos indispensáveis à sua concretização falharam. Uns porque mantêm essa “cumplicidade” com a direcção do PS, outros porque se fecham unicamente num espaço de protesto. Iremos provavelmente assistir a alguns acenos de José Sócrates à sua esquerda, ao Bloco a tentar capitalizar o descontentamento de algumas franjas do PS e ao PCP, mais o seu apêndice, os Verdes, a afirmar que ninguém resiste melhor do que ele. Mas no fundo não iremos ter qualquer alternativa de Poder que permita inflectir a direcção seguida pelo PS e modificar realmente a vida dos portugueses. Ou talvez, se volte a rebobinar o filme e tudo esteja ainda em aberto.

5 comentários:

F. Penim Redondo disse...

A esquerda só vai conseguir chegar ao poder quando souber o que quer fazer quando tiver o poder.

Anónimo disse...

Bem,a direita sabe o que fazer com o Poder,que é pura e simplesmente ROUBAR A TODA A FORÇA!Esta discussão parece o 'coito interrompido'.Há que tomar o Poder e depois exercê-lo para beneficio do povinho,coitadinho,que acredita nos milagres de senhoras que não andavam(não porque, não tivessem pernas,mas não tinham quem lhes 'cavalgasse') e outras merdas do mesmo forum ...
Essa,da esquerda não saber o que fazer já me começa a f****-me os neuróno.Oh vizinho arranja outra,pq essa é muito usada pelo márocas e outros traficantes

Jorge Nascimento Fernandes disse...

Para o Fernando
Podia-te responder com o próprio artigo do Daniel de Oliveira, que eu em parte subscrevo: “A construção de um programa comum não é a condição para a convergência para a conquista do poder de Estado. O programa nasce, sempre nasceu, da necessidade. As soluções são sempre uma resposta a problemas. O programa comum será, assim, uma consequência”.
Mas por acaso a Renovação Comunista anda a elaborar algumas orientações programáticas para responder à tua pergunta: “quando souber o que quer fazer quando tiver o poder”.
Quanto ao anónimo obriga-me a que lhe chame a atenção para a linguagem que utiliza. Não penso que seja uma prova de virilidade, nem de esquerda radical falar assim. A continuarmos por este caminho teria que impor a aceitação de comentários no blog, o que francamente me desagrada.

Anónimo disse...

Afinal,há liberdade de expressão ou não há?Se for um reaccionário bem-falante e venfdedor de banha da corda,tout va bien;se for um gajo de esquerda q está farto de lana caprina e usa uma linguagem mais arisca ,ai,ai ai queperde a razão toda.Desculpe-me,mas faz lembrar os saraus burgueses,educadinhos,atentos,venerandos e obrigadinhos.
É como se um comuna,judeu,etc que estivese estado num campo de exterminio e usasse de vocabulário e desatasse a insultar na rua,um fdpsalvo pela santa madre igreja(outra ofensa...)(para não assanhar a sua susceptibilidade,(concerteza de pequeno-burguês)dum 'trabalhador'desses de torrar(pessoas):dizem as tias burguesas ai 'caredo' o home perdeu toda a razão,salve-se o trrador q é muito inducado e coitadinho não sabia.
Mas,com um blog cujo(não,não 'uso' o artg definido com 'cujo')nome me parece uma barra de 'chocolate'dessas cheias de açucar,corantes castanhos e sabores artificiais não trás nada de novo,pq a pensar nas calendas gregas,oh meu!(ai,q malcriado!ou será mal educado?-o melhor é perguntar ao sr.presidente da res publica das bananas,pq apesar disto se chamar de estado,é um lugar onde reina a ignominia,o roubo,as falcatruas,o chico-espertismo e o meninos do coro....

Passe bem e,não leia Marx,Engels,Rosa Luxemburgo,Gramsci pq senão, não tem entrada nesse grande partido da esquerda a ler pornografia,o ps cujo fundador foi traficante de armas paar a unitae preconizou a morte de comunistas no 25 de novembro!

Anónimo disse...

-Tanto plural que até chega a ter artigos sobre a Revolução Cubana de carácter fascista, que bem podiam ser assinados pela Fundação Cubana Americana.