08/01/2008

Declaração de Princípios


Num ímpeto de fazer o meu próprio caminho sozinho, resolvi à pressa construir o meu blog. Todas as vezes que inscrevia a minha palavra-passe no site onde colaboro, para inserir novos posts, aparecia sempre a sugestão de criar um novo blog. Hoje finalmente não resisti.
A primeira pergunta foi qual era o nome? Fui buscar às memórias da adolescência um nome, um dito, alguma coisa que fosse comum a um conjunto de jovens que, pelos inícios dos anos 60, passeavam a sua ociosidade pela Lisboa daquela época. E nada melhor de que o grito que eu lançava de vez em quando: Trix-nitrix, penso que designava um fecho-éclair, mas nem isso estou seguro. Aquela onomatopeia era gritada unicamente pelo prazer de juntar aquelas palavras, pela riqueza da sua sonoridade.
Depois, a segunda pergunta foi qual era o texto que eu queria inserir? Fiquei aflito, não tinha ainda nenhuma Declaração de Princípios para publicar. Veio-me à memória, uma célebre Declaração escrita por Kane (Orson Welles), no Mundo a seus Pés (Citizen Kane), em colaboração com o seu crítico teatral (Joseph Cotten), para o jornal que ia dirigir e a felicidade que lhe estava estampada no rosto depois de a ter assinado no final da noite. Eu não tinha ainda redigido nenhuma Declaração e o primeiro texto que de que me lembrei foi o prosaico post que recentemente tinha publicado sobre a Mensagem de Ano Novo de Cavaco Silva.
Mas para que quero eu um blog? Para poder, quando me apetece, escrever aquilo que penso sem achar que este ou aquele texto não se enquadram no estilo ou no projecto dos sites para onde escrevo normalmente os mesmos textos: o blog já referido ou o site da Renovação Comunista.
Nesse sentido, este vosso blog será um local de reflexão pessoal e de armazém de textos já publicados ou que irei dando à estampa regularmente.
Que tenha sucesso é o meu desejo.

3 comentários:

F. Penim Redondo disse...

Força Jorge, vou linkar o teu blog a partir do dotecome.

Se pensavas que te livravas das minhas críticas criando um blog estás bem enganado, eh eh eh...

Joana Lopes disse...

Boa, Jorge. CHguei cá pelo sitemeter.
Um abraço

Cipriano Justo disse...

Muito bem.
E também pelo Hopper.

Cipriano